Caso 357

Enunciado

Paciente do sexo masculino, 83 anos, admitido em Pronto Atendimento com quadro de dor intensa no hipocôndrio direito. Ao exame fí­sico apresenta hepatomegalia não dolorosa, sem outras alterações. Sinais de Murphy e Courvoisier negativos. Paciente portador de DRC estágio 4, hipertensão e, endoprótese de aorta abdominal. Etilista social, ex-tabagista, nega histórico de hepatopatias, inclusive, familiares. Função hepática alterada, queda nos í­ndices hematimétricos e alfafetoproteína (AFP) dentro das faixa de referência. Exames de imagem em anexo, na ordem de sua solicitação.

Ultrassonografia do abdome superior. Fígado, corte transversal (A) e vesícula biliar, corte longitudinal (B).

Ultrassonografia do abdome superior. Fí­gado, lobo direito, estudo em modo B (1a, 2a, 3a) e em Power Doppler (1b, 2b, 3b).

Ressonância magnética do abdome e pelve, ponderada em T2, sem injeção intravenosa de meio de contraste paramagnético (gadolínio). Plano axial do abdome superior (A) e plano coronal do abdome superior e pelve (B).

Tomografia computadorizada (TC) multislice do abdome e pelve, sem injeção intravenosa de meio de contraste iodado. Corte axial, nível abdominal superior (A) e reconstrução coronal do abdome e pelve (B).


Pergunta:
Considerando o quadro relatado e os exames apresentados, qual a próxima conduta mais adequada para elucidação diagnóstica?

Questão de Prova

(UFSC - 2016) 
Assinale a alternativa CORRETA, que apresenta a melhor forma de rastreamento para a detecção precoce do hepatocarcinoma em pacientes com hepatite viral crônica:

Comentar