Caso 374

Enunciado

Paciente do sexo masculino, 38 anos, diabético, hipertenso e em terapia de substituição renal por hemodiálise por meio de cateterização femoral. Admitido com queixas de artralgia, dor e edema na coxa direita. Ao exame: mau estado geral, consciente, febril, dispneico e com calafrios. Observa-se importante abaulamento pré-esternal, além de linfadenopatia inguinal e cervical anterior. Solicitada hemocultura e tomografia computadorizada (TC) do tórax.



Pergunta:
Considerando a história clínica e o exame de imagem apresentados, qual o diagnóstico mais provável e a conduta inicial mais adequada?

Questão de Prova

[RESIDÊNCIA MÉDICA 2016 – PROVA DE ESPECIALIDADES: MEDICINA INTENSIVA]

Sobre o diagnóstico das infecções relacionadas a cateter venoso profundo, avalie as afirmativas abaixo:

   I. Culturas de cateter devem ser realizadas rotineiramente para todos os cateteres removidos, independente da suspeita de infecção.

  II. O crescimento do mesmo microrganismo nas culturas obtidas da ponta do cateter e de uma amostra de sangue periférico confirmam infecção de corrente sanguínea relacionada a cateter.

  III. Confirmada a infecção de um cateter de longa permanência, o mesmo deve ser removido imediatamente, não importando o microrganismo isolado ou a evolução clínica do paciente.

  IV. O diagnóstico definitivo de infecção de corrente sanguínea relacionada a cateter exige sempre a coleta de hemocultura por uma via do cateter.

  V. O diagnóstico definitivo de infecção de corrente sanguínea relacionada a cateter exige sempre a coleta de hemocultura de todas as vias do cateter.

Pergunta:
Assinale a alternativa que identifica as alternativas corretas:

Comentar