Caso 346

Enunciado

Paciente do sexo masculino, 75 anos, tabagista 70 anos-maço, com relato de hiporexia, astenia e tosse associada à secreção clara em grande quantidade, intensificadas há 5 dias. SpO 50% em ar ambiente, embora negasse dispneia. Melhora parcial do quadro após oxigenoterapia. Ao exame: estado geral regular, sons respiratórios difusamente reduzidos, sem ruídos adventícios e bulhas hipofonéticas. Solicitado estudo radiológico do tórax.



Pergunta:
Considerando a hipótese clínica de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) exacerbada e considerando as imagens apresentadas, pergunta-se: qual o padrão radiológico de DPOC e qual a causa desta exacerbação?

Questão de Prova

Hospital das clínicas UFU – MG (2014)
Homem, 70 anos, com Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) avançada, apresenta-se com intensa falta de ar, que tem durado dois a três dias. Há vários dias começou com tosse exacerbada e produção de escarro amarelo-esverdeado, que se tornou difícil de expectorar.
A dispneia progrediu e até para caminhar de um cômodo para o outro sentia dor em constrição no peito e edema de tornozelos. Ao exame físico apresenta taquipneia, com fase expiratória prolongada, taquicardia, cianose, tórax hiperinsuflado, sibilos agudos difusos no final da expiração. Sopro sistólico leve na borda esternal inferior esquerda mais intensa na inspiração. As veias jugulares estão distendidas.

Pergunta:
Assinale a alternativa INCORRETA:

Comentar