Caso 313

Enunciado

Paciente do sexo masculino, 15 anos, procurou atendimento médico com queixa de dor em orofaringe, febre de 38 a 39ºC, dor abdominal e prostração há nove dias. Fez uso de dipirona, com melhora da febre. Nega tosse, comorbidades ou uso contí­nuo de medicamentos. Ao exame fí­sico, observou-se: faringite, linfadenopatia cervical bilateral e hepatoesplenomegalia dolorosa. Foram prescritos amoxicilina e sintomáticos. Retornou após dois dias relatando surgimento de lesões cutâneas em tronco e membros superiores.



Pergunta:
Considerando a história clí­nica e a imagem (fotografia da lesão) fornecida, qual complicação está associada à  doença apresentada pelo paciente?

Questão de Prova

(Residência Médica - HSJC) Escolar de 8 anos, sexo masculino, procurou serviço de saúde com história de febre alta há 08 dias. Foi atendido no primeiro dia de doença e, ao exame físico, foi observado linfoadenopatia generalizada e hipertrofia de amígdalas com exsudato. Foi feito hipótese diagnóstica de amigdalite e prescrito amoxicilina (50 mg/kg/dia, via oral, de 8 em 8 horas). Após sete dias do uso do antibiótico, o paciente desenvolveu exantema maculopapular eritematoso. Foi atendido no oitavo dia da doença, mantendo febre e dor no quadrante superior esquerdo do abdome com irradiação para ombro. O exantema persistiu e, após 6 horas de observação, o paciente foi a óbito em choque hipovolêmico. 

Pergunta:
Qual a principal hipótese diagnóstica e a provável causa do óbito?

Comentar