Caso 300

Enunciado

Paciente do sexo masculino, 53 anos, previamente hí­gido e sem comorbidades, procura serviço de urgência queixando-se de dor intensa em membro inferior esquerdo de aparecimento súbito há poucas horas. Ao exame, estável, apresentando parestesias, edema, cianose e ausência de pulsos distais no membro doloroso. Solicitado duplex scan venoso e arterial de membro inferior esquerdo em caráter de urgência, que confirmou diagnóstico inicialmente suspeitado e ameaça à  viabilidade do membro.



Pergunta:
Diante do caso clí­nico exposto, das imagens disponibilizadas e do diagnóstico mais provável, qual a melhor conduta imediata para esse paciente?

Questão de Prova

(Residência Médica 2014 – Seleção Unificada para Residência Médica do Estado do Ceará)

Paciente masculino, 60 anos, pós-operatório tardio de fratura do colo do fêmur esquerdo, comparece à emergência com quadro de dor intensa na perna contralateral. Ao exame, apresenta hipersensibilidade difusa no membro comprometido e edema depressível em toda a perna, mais intenso na região da panturrilha, que está com diâmetro 5 cm maior em relação à perna esquerda. Não há eritema.



Pergunta:
Qual o exame mais indicado para compravação da hipótese diagnóstica mais provável nesse caso?

Comentar