Caso 288

Enunciado

Paciente do sexo feminino, 65 anos, encaminhada pela Unidade de Pronto Atendimento devido a cefaleia súbita em regiões frontal e occipital há um dia, associada a vômito e perda da consciência. Apresentou picos hipertensivos durante internação bem como fotofobia, rigidez de nuca e dor à mobilização cervical. Ex-tabagista (60 anos-maços, interrompeu uso há 9 anos), etilista social, hipertensa (Losartana suspensa há 3 anos por orientação médica). Tomografia computadorizada (TC) do encéfalo realizada no primeiro atendimento - anexa.



Pergunta:
Diante do quadro clínico e dos resultados de exames, qual o diagnóstico e o exame preferencial para a tomada de decisão imediata na condução clí­nica desta paciente?

Questão de Prova

(Residência Médica – 2011: Hospital São José de Joinville - HSJJ) MRC, estudante, do sexo feminino, é atendida na emergência do hospital com relato de cefaléia súbita, de forte intensidade, e seguida por ptose, midríase, não fotorreativa e estrabismo divergente à direita. Uma tomografia computadorizada de crânio, revelou hemorragia subaracnoidea em cisternas da base do crânio.

Pergunta:
O diagnóstico mais provável e a conduta a ser tomada pelo médico assistente devem ser:

Comentar